sábado, 15 de março de 2014

Atitude Estudantil - Parte 1

 Para você que acompanha este blog, já deve ter reparado quantos assuntos já foram abordados aqui. Nós já conversamos sobre tipos de escolas; mensagens institucionais; tipos de uniformes, material escolar ...ufa!, já dissemos muita coisa aqui! Ainda não conversamos sobre a atitude dos nossos estudantes, certo? Nessa série, discutiremos diversos assuntos, entre eles o que eles querem, como lidar com suas distrações, como usar seus saberes prévios de forma pertinente e adequada às atividades em sala de aula, entre outras coisinhas.
 Nesta primeira parte, que tal conversarmos sobre uma constatação que a maioria já chegou a fazer, mesmo que uma vez apenas na vida: adolescentes não dão importância aos estudos. Será? 
  Vejamos dois dados sobre o desenvolvimento humano e depois responderemos à essa pergunta: a) segundo estudos médicos e biológicos sobre o desenvolvimento e evolução humana, o adolescente é um indivíduo cuja percepção está em expansão geométrica, enquanto seus conhecimentos formais estão em expansão aritmética, ou seja, enquanto seus sentidos, sentimentos e a vida ao seu redor estão borbulhando, a escola está em banho - maria. Há tantas coisas mais interessantes que a escola para se fazer, tantas coisas mais importantes para se dedicar. 
b) segundo os mesmos estudos, apesar da capacidade de dedicar atenção ser maior que a de uma criança, sua atenção é seletiva, pois somente tem interesse em ações que lhe darão resultados prazerosos imediatamente ( pensamento de apostador). Namorar, dormir, ir ao baile, comer batata frita, tudo isso entra neste requisito, mas estudar álgebra na segunda - feira de manhã é uma das coisas que estão fora da lista.
 Seu estudante não é muito melhor que o seu provedor de e - mail: se vc não levantar uma bandeirinha dizendo que aquilo é importante naquele minuto, ele não apenas vai ignorar, como ainda vai ter coragem de dizer que você sequer deu aquela matéria. Isso quando a informação não vai direto para a pasta de Spam.

 A escola é um investimento a longuíssimo prazo, eles não têm tanto tempo assim!  
Se você não relacionar o seu conteúdo atual a um prêmio ( resultado prazeroso imediato) e o quanto ele é útil para se entender as matérias x, y e z, que abrirão a oportunidade de terem um prêmio maior que o atual, dificilmente terá seu interesse e entusiasmo, mesmo sendo sua matéria a mais fácil do currículo inteiro. Mentalidade de videogame é imprescindível para que se obtenha sucesso. 
 Caso não esteja familiarizado com tal mentalidade, é o seguinte: há etapas onde se realizam tarefas de diferentes graus de complexidade, normalmente variando entre fácil, moderado e difícil, mas, não tão difícil a ponto de ser impossível passar de uma etapa para a outra. Ao final de cada etapa, há uma pontuação e /ou premiação menor, que, vai se acumulando até chegar à etapa final, onde se conhece o grande vencedor do jogo.Isso não significa que deva sair distribuindo brindes como se fosse o próprio Papai Noel, por favor, longe disso, apenas que use tal mentalidade holística para engajar seus aprendizes e facilitar sua vida.

Nenhum comentário: